26/03/2013

quando a noite influencia os dias

22/03/2013

18/03/2013

O bailout do Chipre

Pergunto, quantos de vós ficou surpreeendido com o resgate do Chipre?

Update #1: foi adiada a votação no parlamento Cipriota acerca das taxas, que taxas e qual o valor a aplicar.
No entanto a Gazprom chegou-se à frente para resgatar o Chipre sem haver o tal pagamento de taxas (é so dinheiro Russo  metido nos bancos Cipriotas)

E uma frase interessante num artigo da Bloomberg :
"Obviously, people would have preferred to pay nothing, but it’s a better deal than it could have been,” said Marshall Gittler, head of global foreign-exchange strategy at Limassol, Cyprus-based IronFX. “It’s unusual to ask depositors to take a hit, but if they hadn’t then the hit would have fallen uniquely on Cypriot taxpayers, so in a sense it’s fairer.”

15/03/2013

As filas e as ATM´s

Já não é a primeira vez que leio pequenas aventuras nas filhas das ATM´s. Estamos na fila e mesmo à nossa frente está alguem meio azelha. Ou porque estão constantemente a enganar-se nas teclas, ou a pagar muitas contas ou a consultar todos os extractos de todos as contas e usam todos os cartões (já vi uma pessoa pedir 10 extractos com 10 cartões diferentes).
Ontem a situação foi mais ou menos caricata: sabem aquelas ATM´s que dá para fazer depósitos? Uma senhora, já com 4 pessoas atrás dela, teimou depositar não sei quantas notas de 20 eur na conta via ATM. Desconfio que era mais de 500 eur dadas as tentativas da senhora. Mete notas, tira notas, mete notas, tira notas. A fila a crescia à medida que a impaciência aumentava. Ainda estive para dizer à senhora para não meter todas as notas ao mesmo tempo porque a máquina bloqueava na leitura, devolvendo as notas. A senhora não contente, insistia sempre em, depositar aquela quantidade absurda de notas de uma so vez.
O truque é colocar 5 notas (no máximo de cada vez) para que a máquina não bloqueie.
Esperei 5 minutos e preferi andar ao frio até encontrar outra ATM do que estar a ver aquela senhora muito calmamente a meter notas e a tirar notas. Confesso que mais 1 minuto e desatava a  resmungar explicar com a à senhora de como se deve fazer quando uma coisa dessas acontece muitas vezes.

13/03/2013

O antes e depois no IRS, como naquelas coisas das lipo

Saúde

Antes: até 2011 o agregado familiar podia reduzir até 30% das despesas;

Agora: Limitadas até 10% e a um tecto máximo de 834,44€

Educação

Antes e Depois: nesta rubrica não houve alterações, o agregado continua a poder deduzir 30% das despesas com a eduação até um tecto máximo de 760€. Em familias com 3 ou mais dependentes, este valor sobe 142,50€ por cada 1.

Casa

Antes: Gastos com dedução à colecta até 30% do que foi pago, Capital e Juros de um empréstimo a habitação;
Depois: Os gastos com a dedução à colecta passam para 15% do valor que foi pago, só os juros entram para dedução até ao limite de 591€ e , atenção, para contratos celebrados a partir de 01/01/2012 não há bébias para ninguém. Para quem arrenda casa podem deduzir até 15% do valor pago até ao máximo de 591€ também

Outras (por outras entende-se seguros de saúde e despesas com energias renováveis)

Antes: Com as energias renováveis havia benefícios fiscais, nos seguros de saúde recuperava-se 30% do valor pago nas apólices e as entregas em  PPR´s traduziam um beneficio fiscal de acordo com o escalão da idade;
Depois: nada de beneficios fiscais com valores gastos em equipamentos de energias renováveis, dos valores entregues para os seguros de saúde o valor a recuperar é de 10% e as entregas dos PPR´s continuam a ter benefício fiscal podem deduzir 20% do valor das entregas até ao máximo de 100 eur (que fartura)

Fonte: Jornal de Negócios ( caso haja alguma gralha reclamem com eles) ;D

12/03/2013

Acredito

que as pessoas que conhecemos ao longo da nossa vida têm sempre uma razão de ser.
Acredito que tinham que ser exactamente aquelas pessoas e não outras.

08/03/2013

06/03/2013

sonhar, sonhar, sonhar


"All men dream, but not equally. Those who dream by night in the dusty recesses of their minds, wake in the day to find that it was vanity: but the dreamers of the day are dangerous men, for they may act on their dreams with open eyes, to make them possible."
T.E. Lawrence

05/03/2013

e esta história do "estímulo 12" que agora é 13?

No outro dia estive a ajudar uma amiga minha no centro de emprego, onde se encontra a trabalhar em regime de voluntariado, e ouvi a seguinte conversa, vinda de um "empresário de fabriqueta" do Norte "ora veja-me lá quais as meninas aqui da zona que estão abrangidas por aquele programa do estado pagar metade do ordenado para eu poder contratar algumas para a minha empresa!".. conversa vai e conversa vem e ouço o seguinte ultrage " sabe que daqui a 6 meses estou aqui outra vez não sabe? É que estas ao fim de 6 meses mando-as embora". ... "E já agora se poder cruzar dados para saber aqueles que posso usufruir da TSU mande também.. he he he".

Fiquei incrédula e só apeteceu virar-me para trás e começar a dar uma descasca a este empresário oportunista de fabriqueta.

Não acho mal nenhum um empresário aproveitar os estímulos para promover o emprego/reincerção na vida activa que o nosso fantástico governo decide dar. Agora estou completamente contra este tipo de oportunismos de empresários de fabriqueta que passam a vida a explorar os seus trabalhadores, contratando novos (dando-lhes uma esperança de que poderão voltar a ficar empregados) e ao fim de 6 meses mandarem-nos embora.
As regras para este ano, segundo o despacho, são bem mais vantajosas para quem é contratado ao abrigo do "Estímulo 13". Ainda assim não vão faltar empresários matreiros.

Leituras #1 / 3

Tão diferente do que estava habituada a ler

04/03/2013

O que gostavas de ter feito na tua semana de férias Peppy?

Gostava de ter lido os três livros que disse a mim que ia ler
Gostava de ter fotografado mais
Gostava de ter um telemóvel com pilhas duracell
Gostava de ter passeado mais por Lisboa, ao invés disso acabei por adormecer ao Sol na estação do Rossio e ter participado num cena marada de um tablet da mricrosoft (???) - estou desejosa por ver a minha cara de espanto quando fui levantada no ar por um grupo de adolescentes aos gritos - (foi super engraçado porque foi a primeira vez que me levantaram no ar)
Gostava de ter levado uma mala mais levezinha e não me ter enganado mil e uma vezes no comboio e andar com a mala a subir escadas, descer escadas, subir escadas, descer escadas
Gostava de ter apanhado menos vento - valeu-me uma gripe de cama durante 3 dias
ah, e gostava que não me tivessemligado  menos vezes do trabalho

Depois de uma semana ausente

Mostro-vos o meu bolo de aniversario. (de chocolate crocante)



22/02/2013

21/02/2013

O retrato da nação

Hoje quando vinha para o trabalho reparei num aglomerado de pessoas junto a uma Igreja. Saiam de lá com sacos com bens essenciais alimentares. Tirei uma fotografia e a preocupação de uma senhora foi "ó menina a fotografia vai para o jornal?" Abanei com a mão que não...

20/02/2013

a semana antes das férias

é um verdadeiro stress. Trabalho e mais trabalho. Deixar tudo direitinho sem pendentes para não sobrecarregar a minha colega de trabalho (o dela já chega).