Basicamnete, andei sempre a pé (o tempo ajudou) e a única altura em que usei transportes públicos em Lisboa, foi quando tive que me deslocar do Cais do Sodré até Belém (para ir ao concerto) e na vinda. Electrico 15, o bilhete (para quem não tinha "passe"): 2,85 eur (???!!!!) e a máquina só aceita moedas, "only coins, they say". Tinha 1,50 eur em moedas e 1 nota de 5 eur. Como é óbvio não pude comprar o ticket de 2,85 eur. Fiquei com os 1,50 eur na mão à espera que o "pica" aparecesse para poder reclamar do rídiculo que é uma máquina apenas aceitar moedas e que estava impossibilitada de "cumprir" a lei. Dois turistas brasileiros também estavam na mesma situação que eu. Estavamos num misto de medo e adrenalina, éramos uns fora da lei, mas também não ficamos nada tristes ou arrependidos porque 2,85 eur é um abuso para uma viagem ligeiramente curta.
No final da noite, na volta para Lisboa, vim de Comboio. Cenário: bilheteira sem papel, "sorry blá blá blá" mais uma vez toca a vir feita clandestina no comboio e pedir a um rapaz se me deixava passar com ele porque não tinha bilhete. Era isso ou ficar em terra.
Apenas quero chamar a atenção para um facto: Lisboa é uma cidade feita para turistas





