Este fim-de-semana estive em Lisboa para ir ao concerto dos XX, Night & Day, consegui ter o bilhete de graça, mas ainda ficou puxadote (alfa+alojamento+alimentação). Fui assim um bocadinho à "turista".
Basicamnete, andei sempre a pé (o tempo ajudou) e a única altura em que usei transportes públicos em Lisboa, foi quando tive que me deslocar do Cais do Sodré até Belém (para ir ao concerto) e na vinda. Electrico 15, o bilhete (para quem não tinha "passe"): 2,85 eur (???!!!!) e a máquina
só aceita moedas, "
only coins, they say". Tinha 1,50 eur em moedas e 1 nota de 5 eur. Como é óbvio não pude comprar o
ticket de 2,85 eur. Fiquei com os 1,50 eur na mão à espera que o "pica" aparecesse para poder reclamar do rídiculo que é uma máquina apenas aceitar moedas e que estava impossibilitada de "cumprir" a lei. Dois turistas brasileiros também estavam na mesma situação que eu. Estavamos num misto de medo e adrenalina, éramos uns fora da lei, mas também não ficamos nada tristes ou arrependidos porque 2,85 eur é um abuso para uma viagem ligeiramente curta.
No final da noite, na volta para Lisboa, vim de Comboio. Cenário: bilheteira sem papel, "
sorry blá blá blá" mais uma vez toca a vir feita clandestina no comboio e pedir a um rapaz se me deixava passar com ele porque não tinha bilhete. Era isso ou ficar em terra.
Apenas quero chamar a atenção para um facto: Lisboa é uma cidade feita para turistas
desenrascados - tem os pasteis de nata, as ruas cheias de gente, os monumentos, as ruelas de calçada portuguesa cheias de história e estilo, a moda, o consumo, as tascas, o fado, o rio e o mar alí ao pé (entre outras coisas)- mas tem muitas falhas e a rede de transportes é uma delas, além de cara, tem poucas condições e nem sempre funciona. .