16/10/2014
15/10/2014
13 dicas para juntar dinheiro #justforwomen
1. Trocar roupa/acessórios com as amigas: quantas vezes precisam de ir a uma festa e não têm uma clutch, ou uns brincos, um cinto ou um casaco que não combina? Que tal pedir a uma amiga emprestado essa peça ao invés de comprar? Uma outra ideia é juntar as amigas para um chá/lanche e trocarem roupa/acessórios que não usam entre vós (Swapping party).
2. Rainha da Bricolage: com coisas tão simples podem dar um boost àquele móvel encostado cheio de roupa por passar até ao tecto escondido naquele quarto que chama de "lavandaria". Existem tantas possibilidades. Para inspirar: ligação à net, google e "ideias de decoração" et voilá, divirtam-se.
3. Porquinho-Mealheiro: sou da opinião que toda a mulher deveria ter um porquinho-mealheiro e colocar, todos os dias, uma moeda, por exemplo 0,50€/dia, assim, sem reparar, por mês conseguiam poupar 15€.. ao fim do ano 180€ (nada mau), o tal lema grão-a-grão
4. Exercício ao ar livre: (não sou contra ginásios), apenas com tantas aplicações hoje em dia sobre fitness em casa e ao ar livre, não custa assim tanto levar um plano de treinos em casa ou ao ar livre eficaz e com resultados;
5. Cuidar bem das coisas: uma coisa importante é cuidar das vossas coisas, seja roupa, acessórios, sapatos e mobília. Por exemplo: se usar um bom detergente de roupa a tendência para a minha roupa se manter em bom estado por mais tempo é maior do que se comprar um detergente mau e agressivo. Muitas pessoas acham que poupar nos detergentes é que está o ganho, mas esse euro ou dois que poupam vai fazer com que a vossa roupa pareça velha e gasta, acabam por sentir a necessidade de renovar mais rápido o vosso guarda-roupa;
6. Borgas Limitadas: é sempre bom definir um orçamento mensal para borgas, jantaradas e saídas. Sem querer acabamos por gastar muito mais que devíamos;
7. Aproveitar as promoções que fazem sentido: por exemplo se o detergente para a roupa estiver em promoção (metade do preço, leve 2 pague 1), faz sentido que se aproveite porque é um produto que é (quase sempre) caro, usa-se sempre, e não tem data de validade;
8. Troque as jantaradas com amigos em restaurantes por jantaradas em casa: é mais barato, mais divertido e podem sempre aprender novas receitas uns com os outros;
9. Controla a conta do Telemóvel: tens net no telemóvel e wi-fi em casa? Usa as aplicações gratuitas para enviar sms ou ligar sem gastar saldo e convence os teus amigos a fazerem o mesmo;
10. Buy-it-clever: que tal comprares uma peça de roupa ou acessório que possas usar sempre e de diversas maneiras com diversas combinações ao invés de comprar uma peça de roupa ou acessório que esteja na moda e que prenda muito?
11. Apps Budget Control: o mundo de aplicações é tão vasto que existem aplicações que te ajudam a poupar, comparar preços do mesmo artigo em diferentes lojas e assim decidires pelo mais barato. Podem ver aqui algumas;
12. Paga primeiro o que tem de ser pago: parece rudimentar mas vão ver que depois de terem pago todas as vossas contas é mais fácil perceber quanto vos sobrou naquele mês e instintivamente vão conseguir gerir melhor o dinheiro que "sobrou" porque não o vão querer gastar;
13. Por último, uma boa dose de conselhos daqueles à psicólogo de esquina: colocar pequenas lembranças/incentivos sobre a razão de poupar: aquela viagem que tanto quer fazer, aquela prenda que gostaria de poder oferecer alguém especial, aquele pequeno projecto que gostaria de concretizar
Parece simples, não é, mas nada como tentar ;)
2. Rainha da Bricolage: com coisas tão simples podem dar um boost àquele móvel encostado cheio de roupa por passar até ao tecto escondido naquele quarto que chama de "lavandaria". Existem tantas possibilidades. Para inspirar: ligação à net, google e "ideias de decoração" et voilá, divirtam-se.
3. Porquinho-Mealheiro: sou da opinião que toda a mulher deveria ter um porquinho-mealheiro e colocar, todos os dias, uma moeda, por exemplo 0,50€/dia, assim, sem reparar, por mês conseguiam poupar 15€.. ao fim do ano 180€ (nada mau), o tal lema grão-a-grão
4. Exercício ao ar livre: (não sou contra ginásios), apenas com tantas aplicações hoje em dia sobre fitness em casa e ao ar livre, não custa assim tanto levar um plano de treinos em casa ou ao ar livre eficaz e com resultados;
5. Cuidar bem das coisas: uma coisa importante é cuidar das vossas coisas, seja roupa, acessórios, sapatos e mobília. Por exemplo: se usar um bom detergente de roupa a tendência para a minha roupa se manter em bom estado por mais tempo é maior do que se comprar um detergente mau e agressivo. Muitas pessoas acham que poupar nos detergentes é que está o ganho, mas esse euro ou dois que poupam vai fazer com que a vossa roupa pareça velha e gasta, acabam por sentir a necessidade de renovar mais rápido o vosso guarda-roupa;
6. Borgas Limitadas: é sempre bom definir um orçamento mensal para borgas, jantaradas e saídas. Sem querer acabamos por gastar muito mais que devíamos;
7. Aproveitar as promoções que fazem sentido: por exemplo se o detergente para a roupa estiver em promoção (metade do preço, leve 2 pague 1), faz sentido que se aproveite porque é um produto que é (quase sempre) caro, usa-se sempre, e não tem data de validade;
8. Troque as jantaradas com amigos em restaurantes por jantaradas em casa: é mais barato, mais divertido e podem sempre aprender novas receitas uns com os outros;
9. Controla a conta do Telemóvel: tens net no telemóvel e wi-fi em casa? Usa as aplicações gratuitas para enviar sms ou ligar sem gastar saldo e convence os teus amigos a fazerem o mesmo;
10. Buy-it-clever: que tal comprares uma peça de roupa ou acessório que possas usar sempre e de diversas maneiras com diversas combinações ao invés de comprar uma peça de roupa ou acessório que esteja na moda e que prenda muito?
11. Apps Budget Control: o mundo de aplicações é tão vasto que existem aplicações que te ajudam a poupar, comparar preços do mesmo artigo em diferentes lojas e assim decidires pelo mais barato. Podem ver aqui algumas;
12. Paga primeiro o que tem de ser pago: parece rudimentar mas vão ver que depois de terem pago todas as vossas contas é mais fácil perceber quanto vos sobrou naquele mês e instintivamente vão conseguir gerir melhor o dinheiro que "sobrou" porque não o vão querer gastar;
13. Por último, uma boa dose de conselhos daqueles à psicólogo de esquina: colocar pequenas lembranças/incentivos sobre a razão de poupar: aquela viagem que tanto quer fazer, aquela prenda que gostaria de poder oferecer alguém especial, aquele pequeno projecto que gostaria de concretizar
Parece simples, não é, mas nada como tentar ;)
12/10/2014
uma das coisas mais fodidas
(para além da cara da jornalista quando o CR7a interpelou com um "CMTV qué isso?") é aquela sensação estúpida de que, há precisamente uma semana estava com aquela nostalgia de que estaria perante a iminência de deixar ir alguém que nunca, verdadeiramente tive. Hoje, passado uma semana, percebo uma coisa fodida: "quando é que páras de criar expectativas rapariga?"
(perdoem-me a linguagem, mas às vezes não dá para ser meiguinha comigo! Sim, a minha loucura permite raspanetes-monólogos interiores malcriados)
(perdoem-me a linguagem, mas às vezes não dá para ser meiguinha comigo! Sim, a minha loucura permite raspanetes-monólogos interiores malcriados)
09/10/2014
A vizinha do burgo
está, às 09.49 da manhã a ouvir rancho a altos berros! É como se tivesse aqui a cantadeira do vira ao meu lado
08/10/2014
07/10/2014
o Tinder
Numa curiosidade avassaladora para saber se uma determinada pessoa andava por lá fiz o download do Tinder e estive com aquela coisa ligada 10 minutos a ver fotos de pessoas e escolher entre uma cruz e um coração (simples: queres ou não queres) para ir vendo quem me aparecia... aborreci-me rápido, desliguei aquela treta e removi-a das apps.
Hoje no facebook: 3 pedidos de amizade de pessoas que me reconheceram pela foto de perfil no Tinder e andaram a vasculhar o facebook através do meu primeiro nome se batia a cara com a caracoleta.
Não tenho nada contra o Tinder, apenas acho que é uma "rede" social bastante promíscua: tens interesse pop-up pela figura da pessoa e a ideia é ter um hot date.
Hoje no facebook: 3 pedidos de amizade de pessoas que me reconheceram pela foto de perfil no Tinder e andaram a vasculhar o facebook através do meu primeiro nome se batia a cara com a caracoleta.
Não tenho nada contra o Tinder, apenas acho que é uma "rede" social bastante promíscua: tens interesse pop-up pela figura da pessoa e a ideia é ter um hot date.
06/10/2014
e assim de repente
Apercebes-te que ele precisa um pouco mais de tempo para juntar as peças do coração. O facto de me ter apercebido disso mostra que todas aquelas tentativas falhadas me ensinaram algo: bad timming e que isso não é necessariamente mau
04/10/2014
02/10/2014
01/10/2014
A taxa marginal de substituição* nos dias de hoje
Ultimamente têm aparecido imensas lojinhas online (facebook e instragram) a apregoar a venda de "artigos de marca" ligeiramente mais baratos do que vemos nas lojas da especialidade. Não é muito mais baratos, é ligeiramente mais baratos.
O mais interessante é ver pessoas a perguntar se "são verdadeiras", "é de marca", "são originais". Não, não é verdadeiro, mas a "donas" das lojas respondem que simmmmmm!
Quando perguntam o preço respondem: envie msg privada ou então escarrapacham o valor uns 20 EUR mais barato que os artigos de marca original.
Acho que, esta porra toda de "temos que poupar" traduz um efeito contrário às pessoas e toldam-lhe o raciocínio. Vamos a exemplos, é melhor.
Uma certa página no facebook vende sapatilhas Allstar a 40€, por encomenda, com um período de espera até 30 dias. (??? eu sei porquê, querem saber também?)
As verdadeiras, custam 60€, à distancia da loginha no shopping ou da loginha da rua ao virar da esquina. As mentes iluminadas, convencidas que estão a fazer um bom negócio (entra aqui o conceito de taxa marginal de substituição e respectiva utilidade), optam por encomendar na loginha online. Acham que estão a comprar um artigo de "marca" e a poupar 20€ (diferença marginal). Enganem-se. Não existem borlas e hoje em dia o crescimento do mercado paralelo da poupança-chinesada está a ganhar força graças à falta de noção da diferença marginal dos artigos. Uma coisa seria comprar uma imitação por 15€ (maior diferença marginal), outra é comprar uma imitação por 40€ que vale 15€., onde o verdadeiro custa 60€. Depois queixam-se que o artigo "estragou-se", "rasgou", "rebentou"... tomara, compraram uma coisa fraca. Na minha opinião, a sede de poupar e a ganância de ganhar dinheiro à custa de enganar as pessoas está a tomar proporções um bocadinho exageradas: hoje já não se consegue distinguir o que é de marca ou não. A não ser que existam mil e um certificados e carimbos que aquela porra é mesmo verdadeira. Guess what: até isso já se falsifica.
*Em microeconomia taxa marginal de substituição do bem A pelo bem B, mede a taxa à qual o consumidor está propenso a substituir o bem A pelo bem B . Em outras palavras, esta taxa mede o número de unidades do bem B que devem ser ganhas por unidade sacrificada do bem A, de modo a manter o mesmo nível de satisfação (utilidade)
O mais interessante é ver pessoas a perguntar se "são verdadeiras", "é de marca", "são originais". Não, não é verdadeiro, mas a "donas" das lojas respondem que simmmmmm!
Quando perguntam o preço respondem: envie msg privada ou então escarrapacham o valor uns 20 EUR mais barato que os artigos de marca original.
Acho que, esta porra toda de "temos que poupar" traduz um efeito contrário às pessoas e toldam-lhe o raciocínio. Vamos a exemplos, é melhor.
Uma certa página no facebook vende sapatilhas Allstar a 40€, por encomenda, com um período de espera até 30 dias. (??? eu sei porquê, querem saber também?)
As verdadeiras, custam 60€, à distancia da loginha no shopping ou da loginha da rua ao virar da esquina. As mentes iluminadas, convencidas que estão a fazer um bom negócio (entra aqui o conceito de taxa marginal de substituição e respectiva utilidade), optam por encomendar na loginha online. Acham que estão a comprar um artigo de "marca" e a poupar 20€ (diferença marginal). Enganem-se. Não existem borlas e hoje em dia o crescimento do mercado paralelo da poupança-chinesada está a ganhar força graças à falta de noção da diferença marginal dos artigos. Uma coisa seria comprar uma imitação por 15€ (maior diferença marginal), outra é comprar uma imitação por 40€ que vale 15€., onde o verdadeiro custa 60€. Depois queixam-se que o artigo "estragou-se", "rasgou", "rebentou"... tomara, compraram uma coisa fraca. Na minha opinião, a sede de poupar e a ganância de ganhar dinheiro à custa de enganar as pessoas está a tomar proporções um bocadinho exageradas: hoje já não se consegue distinguir o que é de marca ou não. A não ser que existam mil e um certificados e carimbos que aquela porra é mesmo verdadeira. Guess what: até isso já se falsifica.
*Em microeconomia taxa marginal de substituição do bem A pelo bem B, mede a taxa à qual o consumidor está propenso a substituir o bem A pelo bem B . Em outras palavras, esta taxa mede o número de unidades do bem B que devem ser ganhas por unidade sacrificada do bem A, de modo a manter o mesmo nível de satisfação (utilidade)
30/09/2014
29/09/2014
26/09/2014
o que resta da humanidade
O meu local de trabalho fica perto de uma escola profissional. Uma coisa à maneira, trazem para cá estudantes de S. Tomé, Angola e Moçambique para lhes darem o conhecimento necessário para depois serem recambiados outra vez para ensinar os que lá ficaram o que aprenderam em 3 anos em Portugal. Dão-lhes também uma casa e 500 EUR para poderem viver. Os que eles fazem? Estouram o dinheiro todo na primeira semana em telemóveis topo de gama, álcool e roupa e depois na falta dele... passam fome. O problema não está neles, mas sim na falta de gestão de quem lhes entrega essa "bolsa". Mas isso são outros 500 e a crítica está na forma como este país e o dinheiro é gerido.
Adiante. Em frente à escola existe uma pastelaria e um parque da feira grande que serve de estacionamento e os carros servem de abrigo aos muitos cães abandonados (outro dia contei 13). E o canil? Pelo que sei e vejo: estão melhores na rua, se bem que nunca estão melhores na rua, mas sim num lar.
Não tivéssemos já 3 cães adultos e 3 pequenos (nascidos de uma cadela grávida abandonada que nos apareceu lá em casa), tentava acolher mais... Hoje reparei num cachorrinho, da mesma raça que a Cutxi da Palmier, esfomeado, com aquela postura de quem pede uma côdea (sim um côdea) aos jovens que alegremente estavam na esplanada do café a tomar o pequeno almoço. Nenhum jovem, nenhum jovem foi capaz de lhe dar um pedaço daquilo que estava a comer. O cachorrinho naquela postura e ninguém o ajudou. Olharam para ele e continuaram a comer e a fumar como se nada fosse. Como se não fosse nada com eles. E pensei: qual o caminho deste mundo. Os jovens (15/16 anos) estão cada vez mais egoístas, centrados no seu bem-estar.
Ainda a semana passada apareceram dois cães abandonados num parque a caminho de casa e naquele dia, quando os vi, chovia imenso e eles abrigados debaixo de uma mesa de pedra lá do parque, cheios de frio e fome. Não consegui chegar a casa e deitar-me sabendo que estavam assim. Peguei numa gamela e enchi-a de restos do jantar e debaixo de chuva levei-lhes a comida. Posso não os ter salvo, naquele dia, mas sinto que fiz o correcto. Entretanto chamaram o canil..
Podem achar estúpido, mas fico triste ao perceber que a humanidade se está a perder nas gerações mais jovens.
Adiante. Em frente à escola existe uma pastelaria e um parque da feira grande que serve de estacionamento e os carros servem de abrigo aos muitos cães abandonados (outro dia contei 13). E o canil? Pelo que sei e vejo: estão melhores na rua, se bem que nunca estão melhores na rua, mas sim num lar.
Não tivéssemos já 3 cães adultos e 3 pequenos (nascidos de uma cadela grávida abandonada que nos apareceu lá em casa), tentava acolher mais... Hoje reparei num cachorrinho, da mesma raça que a Cutxi da Palmier, esfomeado, com aquela postura de quem pede uma côdea (sim um côdea) aos jovens que alegremente estavam na esplanada do café a tomar o pequeno almoço. Nenhum jovem, nenhum jovem foi capaz de lhe dar um pedaço daquilo que estava a comer. O cachorrinho naquela postura e ninguém o ajudou. Olharam para ele e continuaram a comer e a fumar como se nada fosse. Como se não fosse nada com eles. E pensei: qual o caminho deste mundo. Os jovens (15/16 anos) estão cada vez mais egoístas, centrados no seu bem-estar.
Ainda a semana passada apareceram dois cães abandonados num parque a caminho de casa e naquele dia, quando os vi, chovia imenso e eles abrigados debaixo de uma mesa de pedra lá do parque, cheios de frio e fome. Não consegui chegar a casa e deitar-me sabendo que estavam assim. Peguei numa gamela e enchi-a de restos do jantar e debaixo de chuva levei-lhes a comida. Posso não os ter salvo, naquele dia, mas sinto que fiz o correcto. Entretanto chamaram o canil..
Podem achar estúpido, mas fico triste ao perceber que a humanidade se está a perder nas gerações mais jovens.
25/09/2014
Porque andas a stressar Peppy?
Saber o que fazer!! Só queria uma bolinha de cristal
24/09/2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)





















