27/08/2012

Unilever adopta estratégia de probreza na Europa

Ora cá está uma notícia que dá que pensar. Segundo o Negócios Online a Unilever (empresa Holandesa que comercializa alguns dos produtos que estamos habituados a ter na nossa casa - Dove, Knorr, Cif ou Magnum, Vaqueiro, Tulicreme, Confort, Skip, Sun, Surf, Axe, Linic, Lux, Vasenol, Rexona, entre outros) achou por bem começar a comercializar uni-doses da maior parte dos produtos acima referidos. Das viagensque fiz, lembro-me de uma vez num supermercado Polaco haver este tipo de estratégia ( lembro-me de haver 0,5kg de arroz e 0,5lt de leite). Na altura que lá estive achei que fazia sentido este tipo de estratégia, porque o ordenado mínimo na Polónia é cerca de 150 eur (600 zlt) e o nível de pobreza fora das grandes cidades é notório. O caminho que a Europa (como um todo) está a percorrer é destrutivo. Cada vez mais se nota o fosso entre o muito rico e o muito pobre e a classe média (como era conhecida há uns anos) está a deixar de existir. De certa forma entendo a atitude da unilever, porque está-se a adaptar ao mercado, mas por alto lado faz-me pensar que estamos (Europa) mesmo mal. O endevidamento excessivo dos particulares e das empresas está pela hora da morte, o desemprego a aumentar e como consequência uma redução substancial no consumo, até de bens essenciais. Hoje em dia vê-se que quem compra vai ao essencial para aquela semana ou para aquele dia. Vêm-se poucas famílias em romaria aos supermercados para abastecer a dispensa. Sou do tempo em que a minha mãe de duas em duas semanas ia ao supermercado e "entulhava" a dispensa. Hoje isso não acontece e aposto que muitas famílias assim estão a agir. Os supermercados (aqueles grandes que não são nenhum Continente, Pingo Doce ou Intermarché) estão a fechar e quando um supermercado fecha a coisa está mesmo preta. Se em Janeiro pensava assim? Não. Achava que as coisas poderiam melhorar ou ficar menos piores. Enganei-me. Este mês de Agosto está a ser uma merda. Os trabalhadores estão a receber cartas de "dispensa", as empresas entram em lay-off, as famílias começam a ver que alguém da sua família está sem emprego/trabalho ou a ficar sem um. Enfim, uma trsiteza que não acaba. Uma bola de neve que agora está a começar a tomar forma e dimensões preocupantes. Assusta. Confesso que sim.

5 comentários:

Jedi Master Atomic disse...

Assusta, sem duvida, mas é preciso não desistir pois o mercado dentro de 2 anos irá começar a recuperar. É preciso é força para passar esta parte que é a pior.

Peppy Miller disse...

Sou da tua opinião Jedi, mas será uma recuperação bastante lenta que só começará a surtir efeitos um bocadinho mais tarde. Lá temos que aguentar!!!

Zé Carlos disse...

A questão de colocar menos artigos ou artigos em menor quantidade pode até ser uma boa opção, lembro-me por exemplo da Makro que inicialmente só vendia para comerciantes e revendedores e por isso só vendia quantidades brutais, ter a dada altura optado pela venda de unidades e ter aberto igualmente o acesso a pessoas que não vendedores/grossistas e ter ganho com isso uma carteira maior de clientes.
Relativamente ao estado do País... infelizmente a próxima semana será dramática, na minha opinião e à semelhança de outros anos, o regresso de férias, a primeira semana de Setembro é terrível para a maioria das fábricas de confecções...esta 2ª feira ainda foi Agosto, muita gente de férias e só no próximo dia 3 é que regressa ao trabalho e tenho impressão que ai sim, serão várias as noticias de insolvências, falências, fábricas fechadas, trabalhadores sem respostas...
Há indicações que nos próximos anos a economia vai melhorar, a saúde vai melhorar, a educação vai melhorar, a justiça vai melhorar... espero bem que assim seja! Haja optimismo! ;-) boa semana

Peppy Miller disse...

Zé Carlos, e hoje mais um má notícia para o destrito de Braga, a ACF - Arlindo Correia e Filhos, faliu..

Zé Carlos disse...

Pois e certamente além dessa há outra ou outras mais pequenas a fazer o mesmo :-(
O mais grave é quando certas "falências" são apenas a perfeita desculpa para deslocalizar a empresa para Marrocos ou China...
Há uns dias, em conversa no café com amigos, falávamos sobre o futuro e foi curioso verificar que quase todos falávamos na actual necessidade de voltar a ter uma horta ou pequeno canteiro para alguns legumes de modo a ajudar nas contas... é uma realidade, este regresso à terra e aos pequenos cultivos!