18/12/2012

Mata-os suavemente (o filme)





It´s all about the money - a frase mais marcante do filme.
O filme retrata o impor a ordem nos jogos ilegais de póker, dos interesses da máfia e do governo.
3 gaijos, armados em gringos, decidem aproveitar a falha de uma mafioso para se saírem bem num assalto num jogo de póker. Acontece que os culpados neste tipo de aventuras acabam sempre mortos!! Lei da bala rules.
Para mim o filme foi mais do que gringos a bater em outros gringos, foi mais do que a personagem do Brad Pitt disparar para matar pelo menos umas 3 vezes ( uma bala certeira não chega, tem de ser 3 ou 4 para garantir que está morto), foi mais que um gaijo viciado em heroína e as trapalhadas ou do humor negro.
À medida que o filme desenrolava ouviam-se discursos aquando do colapso financeiro norte americano (subprime crisis), o Obama discursou, o Clinton, o Bush, o Bernake, falou-se da Goldman Sachs. Ouviam-se os discursos na TV e na rádio, falava-se do assalto, comentava-se o discurso, assertavam-se os contornos da do "acerto das contas" e frazes emblemáticas surgiam, como o "yes we can".
Este filme foi uma clara crítica à sociedade obscura Norte Americana, à máfia, ao jogos de interesses, à mediação de conflitos, à criação de conflitos e confusão para impôr a ordem. Afinal, it´s all about the money!! e nos EUA é tudo sempre about the money
Uma outra coisa engraçada, um dos gringos que comandou o assalto ao jogo de póker era dono de uma lavandaria.

2 comentários:

Jedi Master Atomic disse...

Concordo. Embora não tenha achado o filme muito bom (dei-lhe uma nota de 6) acho que é mais do que tiros.

Peppy Miller disse...

A parte da "pancada" que deram ao primeiro mafioso (o que simulou o assalto) impressionou-me bastante. Os sons, as lines, a cena dramática da chuva.. ui. Também não achei o filme muito bom, mas achei interessante como eles retratarm o jogo mafioso :P