28/03/2013

A novela do Chipre - spoiler alert

E só agora é que a novela do Chipre começou.
Tendo em conta a minha experiência nos mercados financeiros e as crises pela quais já passei nestes últimos 5 anos de aconselhamento financeiro, parece que encontro um padrão no mercado accionista de há uns tempos atrás: a banca europeia está a cair há uns dias seguidos e hoje acumulam mais quedas na ordem dos 4%, 5%. ( o mercado já está a descontar o que aí vem).
O resgate do Chipre trouxe à baila algumas questões fundamentais:
-sistema financeiro e fiscal actual nos países ditos "off-shore"
-que é possivel taxar os depósitos acima de 100k com taxas bem puxadinhas e que nenhum depositário se livra disso; ( sendo que poderia ser possível taxar todos os depósitos)
-a clara intenção do Chipre ter "forçado" a sua possivel de saída do Euro e a Merkel disse "não não que nós precisamos dos vossos poços de gás Natural e a Rússia que se amanhe"
- e o braço de ferro com os interesses geo-políticos;
Sendo o Chipre um país designado off-shore e tendo em conta o corte dos 40% sobre os depósitos acima dos 100k, a divisão do Laiki em activos tóxicos (bad bank) e bons activos (tipo estratégia à BPN - mas mini) e asperdas dos accionistas e obrigacionistas do Laiki e do Bank of Cyprus, acredito, piamente, que muito dinheirinho de bancos Europeus tivesse lá metido e que nem todos se "conseguiram safar" deste corte e que ai que del rei vamos apresentar prejuízos e taxas de imparidade por causa do Chipre e dos produtos que lá estavam sediados.
Sou do entendimento que tempos conturbados vão novamente atacar a Banca Europeia e que muitos bancos, à semelhança do BPN, vão ao charco ou ficarão nessa eminência. O mais engraçado, que de engraçado não tem nada, a Banca Portuguesa deve ser umas das que mais vai sofrer.
Mas isto é a minha opinião, que não sou analista nem o catano, mas tenho alguma cultura financeira.
A ver se isto é verdade ou não.

PS: Nunca vi nada igual: 5 MM€ levados para o Chipre por barco e depois em camiões para que hoje os bancos cipriotras pudessem abrir com dinheiro

1 comentário:

S* disse...

Fico chocada com este roubo às pessoas.