24/10/2013

Truques para poupar

Quando se fala em poupar, normalmente pensa-se muito no future ou a longo prazo, hoje em dia é algo mais urgente e mais dia-a-dia, porque estamos em crise, blá blá blá e há cortes em tudo.

 Hoje em dia poupar é quase impossível mas eis alguns truques que poderão ajudar imenso:

  !1: Poupa Metade: quando recebermos algum dinheiro extra, como um prémio ou uma prenda (às vezes acontece) o ideal é colocar metade de lado numa conta poupança ou em alguma aplicação sem risco ou que o resgate tenha algum tipo de custo nos primeiros 3 meses ou primeiro ano;

  !2. Cash Only: Depois de todas as contas pagas, umas das melhores estratégias para não cometer gastos desnecessários ou cair em tentações é apenas gastar dinheiro vivo e nã usar os cartões. Podemos definir um plafond diário para gastar de acordo com as nossas metas de poupança e apenas gastar aquele valor. Se usarmos muitas vezes os cartões temos tendência para perder noção do dinheiro que gastamos ao passo se for aquele valor definido como plafond (por exemplo 5 eur/dia).

  !3. Planear o mês de modo a não gastar dinheiro durante 1 semana: para quem gosta do cafezinho ou do cigarrinho, ou de sair à noite ou jantar fora ou cinema, esta meta pode ser um bocadinho impossível, mas já pensaram no seguinte desafio? “Será que consigo não gastar dinheiro durante 1 semana no próximo mês de Novembro?” Claro que pode ser dificil, mas tentem, nem que seja, por exemplo, 1 dia por semana sem gastar dinheiro.

Sem comentários: