17/09/2014

O sensacionalismo do jornalismo Português

Domingo à noite: reportagem num tom fúnebre, saudosista e preocupante (sim é preocupante mas não é uma guerra) do fecho de 300 escolas primárias. O que tenho a dizer sobre isto?
Ah a polêmica do encerramento das escolas! Todos os anos a mesma coisa.
A minha também fechou, hoje dá lugar a duas habitações para famílias carenciadas, outra escola que conheço também já fechou há muito tempo e hoje da lugar a um albergue de peregrinos.. Tantas escolas fecharam porque a tendência da natalidade portuguesa é " hoje não se pode ter filhos, não chegou a hora, mais tarde, não existe condições, a minha carreira, blá blá blá" as escolas fecham porque não existem crianças que justifique manter todas as escolas primárias activas e se eu fosse mãe gostava que o meu filho tivesse rodeado de muitas crianças e não só de 2 mais a professora! Podem vir dizer que houve redução de postos de trabalho e tudo mais, mas é a consequência do rumo da sociedade hoje adulta, na qual me incluo, mas não é nenhum drama, existe outra vida dada as escolas que ficam, por isso deixem-se de sensacionalismos e de mostrar uma mãe a choramingar porque o filhinho vai ter que acordar 1h mais cedo para apanhar o transporte para a escola que fica mais longe. Duas chapadas!!! Quando ia para escola (primária) ia a pé com os meus irmãos, apanhávamos os outros colegas e íamos todos juntos na galhofa e a fazer brincadeiras. Não havia assim tanta criquice, não havia a mãezinha ou o paizinho sempre pronto a deixar-me de carro à porta da escolinha, só se chovesse muito. (sei que estou a generalizar, mas por exemplo em Braga existe uma escola, considerada um das melhores a nível Nacional, que é o terror).
Quantas cidades têm as ruas entupidas, carros em segunda e terceira fila porque os "meninos" não podem ir de transporte públicos.. ai tanta proteção. Depois queixem-se.

2 comentários:

S* disse...

Pois eu acho inadmissível fechar escolas no interior, deixando-o ainda mais isolado.

Peppy Miller disse...

O facto de não haver escolas primarias abertas em cada aldeia do interior não é sinónimo que fique isolado. Preocupante é fechar postos de saúde, postos de correio, bancos, mercearias... fechar uma escola numa aldeia e havendo transporte programado para as crianças para uma escola mais longe (ok) mas muito mais desenvolvida, com melhor qualidade de ensino e mais "povoada" não vai fazer com que o interior fique mais isolado. Eu percebo o que queres dizer, mas não é o fecho das escolas primárias que deixa o interior isolado.